quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ceará On Rails, aí vou eu...

O que é CearáOnRails?

O CearáOnRails é um evento solidário que tem como tema o desenvolvimento de sistemas web e pretende divulgar e popularizar a linguagem de desenvolvimento Ruby e o Framework Rails no estado do Ceará. Esta iniciativa contribuirá de modo relevante para promover o uso e a difusão das tecnologias entre pessoas, especialmente profissionais na área e afins, servindo como um veículo de integração, interação e colaboração. Tanto o ruby como o Rails vem mudando a forma de desenvolvimento padrão adotada pelas demais tecnologias.

A linguagem Ruby foi criada em 1993 no Japão pelo Yukihiro Matsumoto. Esta só se tornou popular após a primeira apresentação do Framework Rails em 2003 criado por David Heinemeir Hansson, a sua apresentação foi bastante polêmica e mudou a visão sobre a metodologia de desenvolvimento de software.

O nosso intuito é apresentar esta nova forma de desenvolver software e quanto ela é poderosa, rápida e produtiva. Com isso tentar mudar a visão atual de desenvolvimento de software na região, ou a implantação dessa nova tecnologia.

O ingresso será de 2kgs de alimentos não perecíveis por pessoa (exceto sal) em troca do acesso às palestras. Iremos doar os alimentos arrecadados para a ONG 2A(Acreditando e Aprendendo). O evento além de sua função social e integradora, também permite uma grande difusão da tecnologia e ainda oportuniza o network entre profissionais, estudantes, professores entre outros, que irão comparecer ao evento.

Realização do CearaOnRails

O evento será realizado no dia 14 de Novembro de 2008 das 19:00 às 22:30 horas. Na Faculdade Christus, Avenida Dom Luís, 911, Fortaleza-Ce, no 15º Andar, em Fortaleza-Ceará. A programação prévia estabelecida pela organização será a seguinte:

19:00-19:10 Abertura

19:10-19:40 Palestra 1

Palestrante: Tiago Bastos

Tema: Onde está o método?

Descrição: Uma introdução a recursos avançados da linguagem. Explicando como interceptar chamadas à métodos, monkey patching e avaliação de código. Mercado de trabalho.

19:40-20:40 Palestra 2

Palestrante: Nabucodonosor Coutinho

Tema: ORM On Rails

Descrição: A camada de persistência do ROR está realmente nos trilhos? A visão de um DBA sobre a camada de persistência do Rails. Analise dos padrões DAO e ActiveRecord. Análise das implementações ActiveRecord e iBatis para Ruby. Análise das implementações Rails ActiveRecord e Hibernate (java).

20:40-21:00 Coffee Break

21:00-22:00 Palestra 3

Palestrante: Fábio Akita

Tema: Desenvolvimento fora da Média com Ruby e Rails

Descrição: Porque é importante entender as novas tecnologias como Ruby e Rails e como elas agilizam seus projetos web.

Nenhum comentário: