quinta-feira, 24 de julho de 2008

1 Mês de Arch Linux - Meu resultado obtido

Semana passada completei um mês de utilização do Arch Linux, mas como não tive tempo para publicar nada, segue agora um resumo do que tenho obtido com o Arch Linux nesse 1 mês de uso intensivo do mesmo como distribuição oficial.

Performance: No quesito performance o Arch me surpreendou. Ganhou em meus olhos o lugar, com mérito, da distribuição mais rápida que já testei até hoje. Para os que acompanham meus posts, sabem que essa lista não é pequena. O Arch, por vir à luz de forma simples e "pelado", bem como nós viemos a Terra, nos proporciona um maior controle do que queremos ter instalado e rodando. E como fazemos isto manualmente, podemos adquirir uma performance maior. O boot do mesmo é também o mais rápido que já tive em minha máquina. A utilização de recursos é muito bem clara quando se deixa um top rodando. Pude ver que o consumo de memória e processador baixaram muito se comparado a outras distribuições que utilizei durante muito tempo.

Pacotes i686: A maioria dos computadores hoje em dia possuem processadores i686, porém nenhuma distribuição até hoje possuia versões para i686. No máximo possuiam uma versão de sua iso de instalação para i686, mas os pacotes continuavam sendo para i386, desperdiçando o potencial de seu hardware. No Arch Linux, por padrão todos os pacotes já são feitos para arquiteturas i686, possuindo também a versão x64 para aqueles que possuem este tipo de processador. ;]

Gerenciamento de pacotes: Este também foi um pequeno choque no começo para mim. Depois de testar várias distros me apeguei bastante ao Debian e ao Kubuntu pelo fato de eles trazerem consigo a maravilhosa ferramenta Aptitude. Não tiro aqui os méritos da mesma. Ela me manteve entre as espirais Debian por cerca de 2 anos. ;] Utilizar algo diferente, depois de tanto tempo foi mesmo um choque, mas a verdade é que logo na primeira semana o pacman, gerenciador de pacotes do Arch Linux, roubou em meu coração o lugar no qual se encontrava o Aptitude. Ainda gosto do aptitude, e continuo optando por ele como segunda escolha, mas devo ser justo em meus comentários. Acreditem, se depois de 2 anos como um fanático pelo aptitude, e meus posts anteriores não me deixam mentir, eu passei agora a adotar uma nova ferramenta, o pacman, é porque alguma coisa realmente me convenceu de que valeria a pena. Além de muito estável, a forma como o pacman funciona é simples e eficaz. Trazendo respostas rápidas à simples comandos com poucos parâmetros, posso resolver tudo o que preciso relacionado a meus pacotes sem a preocupação de tratar dependências ou quebrar pacotes, já que além de instalar as dependências juntamente com um pacote, ele também as removerá desde que as mesmas estejam orfãns, ou não necessárias para outros pacotes.

Pacotes Atualizados: Uma das coisas que mais me surpreendeu no Arch, é a velocidade com que as coisas acontecem. Desde que adotei o Arch como minha distribuição, adotei a prática de fazer um upgrade completo em meu sistema diariamente através do pacman. Fico muito contente em ver que diariamente, uso os pacotes em suas versões mais recentes. Dois que me chamaram a atenção foram por exemplo o amsn e firefox, já que são de uso diário. Bastou sair publicado no site oficial do amsn uma nova versão com correções de bugs, e no upgrade do dia seguinte, lá estava ele nos meus repositórios e logo em seguida rodando em minha máquina. O mesmo com o Firefox, após o nascimento do tão esperado Firefox 3.0, surgiram também descobertas sobre vulnerabilidades do mesmo. Assim que foi lançada a versão 3.0.1 do mesmo, no meu upgrade do dia seguinte, lá estava em minha máquina a raposa de fogo em sua versão 3.0.1 funcionando perfeitamente. O mesmo acontece com os outros vários pacotes que utilizo.

AUR: Como se já não bastasse o magnífico pacman pra gerenciar meus pacotes, também contamos com o AUR, onde podemos achar aquele pacote em específico que por alguma razão ainda não se encontra nos repositórios oficiais. A organização do AUR é excelente onde podemos criar pacotes e submetê-los para que depois de uma votação adequada, possam finalmente assumir postos mais reconhecidos, até quem sabe um dia entrar para os repositórios. A quantidade de pacotes disponíveis no AUR é surpreendente, o que apenas demonstra a força da comunidade atuante no Arch.

R
olling Release:
Eis um outro fator primordial no Arch Linux. É uma distribuição Rolling Release. O que isso significa? Você não tem que se dar ao trabalho de baixar uma iso e reinstalar cada vez que surge uma versão nova do Arch Linux. O próprio pacman se responsabiliza de fazer este upgrade sem quebrar seu sistema. Você não precisa mais se manter com versões antigas de sua distribuição por não querer perder tanto tempo fazendo seus backups ou reinstalando tudo do zero. Tive a sorte de poder testar este recurso durante este 1 mês de testes com o Arch, já que no mês de Junho tivemos o lançamento da nova versão do Arch Linux, 2008.6 Overlord, e pude pessoalmente atestar a validade desta qualidade do Arch. Resultado? A minha distro foi totalmente atualizada para a nova versão do Arch, sem nenhum trauma. Tudo funcinou perfeitamente. Mais um ponto pro Arch em meu coração.

Segurança: O Linux trás uma característica em comum, independente de distribuição, que é a segurança. Porém quanto menos serviços desnecessários rodando, menores serão as brechas e vulnerabilidades, portanto o Arch tem vantagem nisso. E por trazer algumas características do BSD, procura também uma estabilidade neste sentido. O próprio ports do BSD é utilizado no Arch Linux. ;]

Comunidade: A comunidade do Arch Linux, em especial a comunidade archlinux-br, tem me recebido de braços abertos desde que passei a frequentar e tentar ajudar a mesma, seja na divulgação, resposta de dúvidas ou mesmo na tradução de documentações do Arch. Essa oportunidade de ajudar e ser bem recebido ajudou muito em minha decisão por adotar esta distribuição. Outro ponto a favor, é o fato de termos dois brasileiros atualmente engajados no time de desenvolvedores do Arch Linux, o que significa que nossa voz é mais facilmente ouvida. Deixo aqui os parabéns a ambos que tem feito um ótimo trabalho: Hugo Doria e Douglas Soares. (Perdão, não achei o link para o mesmo)

É isso pessoal, espero que assim como eu, possam experimentar e conhecer esta magnífica distribuição.

25 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns cara...De fato a estabilidade do arch linux é notória....me surpreendi com os testes que fiz também.

Me rendeu uma boa leitura de manhã cedo.

abraço

Anônimo disse...

Olá Celo..quanto tempo eim?!
Confesso que desde o teu primeiro post sobre o Arch Linux sinto-me tentada a testar.. Venho muito satisfeita com o Ubuntu e Debian, mas se o Arch for mesmo como você o descreve, correm sérios riscos de eu me apaixonar.

Obrigado por compartilhar conosco esta sua experiência.

bjinhos =**

Anônimo disse...

Antes de mais nada gostaria de lhe parabenizar pelo excelente artigo e agradecer por compartilhar conosco esta sua análise técnica do Arch Linux.

Admito que fiquei encantado e resolvi testar. Já estou fazendo o download.

Gostaria que, se possível, você me respondesse duas coisas que me intrigaram:

1- Com relação ao gerenciamento de pacotes. Sempre gostei do aptitude do debian pela simplicidade de usar em suas sintaxes e eficiência. O pacman corresponde a isso? Ele atende suas necessidades facilmente com instalação e atualização do sistema por exemplo?

2- Com relação a ser uma rolling release..Você disse ter feito o upgrade diretamente para uma nova versão do arch. Não gerou nenhuma inconsistência? Nenhum pacote quebrado ou coisa parecida?

obrigado desde já e novamente parabéns!

kalib disse...

@patricio,
Que bom cara. ;] Obrigado.
Pretendo fazer testes ainda em servidores..para saber a real potência do arch.

@sabrina,
Que bom que gostou. Experimente e tira as suas conclusões sabrina. ;]

@frixcout,
Fico satisfeito com isso...
Vamos às suas perguntas:
1- Sim. O pacman se mostrou bastante eficiente em todas as tarefas. Um simples pacman -Ss faz a busca pelos pacotes. O parâmetro -S por si só instala. -Sy atualiza os repositórios enquanto que -Su faz a atualização do sistema e pacotes. Logo, pode-se unir -Syu para atualizar os repositórios e em seguida o sistema completo. ;]

2- Nenhum. Como faço diariamente um -Syu para atualizar meu sistema, no dia do lançamento da nova versão não tive tantas atualizações... E se eu faço diariamente um upgrade e nada quebrou até então..acredite..o pacman é sim eficaz e estável. ;]

Eu que agradeço.

abraço

Anônimo disse...

Rapaz, agora veio um nó tão grande na minha cabeça(de vento).

Mais é sempre bom "ver e ouvir falar". Opiniões em assuntos relacionados a Linux.
Pelo pouco(muuuuuuuito pouco) que eu aprendi com GNU/Linux e sobre o mesmo... eu pude relacionar algumas coisas com a distro que atualmente uso... mais explicito ainda no momento em que você enfatiza a familia Debian! Ali eu pude perceber que pequenos detalhes, mais pequenos detalhes mesmo, fazem um tanto de diferença.

Com relação aos i686: Quando eu penso "Meus deus! Eu ainda tenho tanto pra aprender sobre GNU/Linux, e minha distro ainda não é 100% adaptada para um i686... até eu chegar nesse degrau, ainda falta muita coisa!" - Porposta tentadora essa do Arch Linux para processadores i686!!

Mais é um esforço que vale a pena... estudar e adquirir conhecimentos, são duas coisas ótimas. Coisa que prezo muito.

Debian ainda me atrai, por ele ser muito "durão"!

Mais quem sabe um dia eu chegue até o Arch Linux ;)!

Abraços

kalib disse...

Opa Sinésio... tudo bom?
Que bom que gostou.
Sim, aprender é de graça e não custa nada. ;]
É sempre bom aprendermos mais e mais..o bom do Gnu Linux é isso... podemos a cada dia aprender coisas novas que nem tínhamos notado que existia. ;]

sinta-se sempre bem vindo por aqui amigo. Abraço.

Anônimo disse...

Como eu não havia conhecido seu blog antes? Estava no google buscando por otimização para processadores i686 e acabei caindo aqui. Por coinscidência acabei conhecendo o Arch Linux que você descreveu também em suas vantagens e de quebra me convenceu a experimentar. =)

Também dei uma lida em alguns outros posts daqui e adorei todos que li, incluindo o da cultura hacker. Você escreve muito bem Marcelo.

Acabo de adicionar o seu blog em meus favoritos e pode ter certeza que visitarei mais vezes.

até a próxima. =*

Anônimo disse...

Agora já consigo ler o seu feed sem ficar cego! :D

Renan disse...

Parabéns pela resenha Marcelo!
Venho acompanhando seu blog as vezes e dessa vez cheguei aqui através de um link no br-linux.

Já estava de olho no Arch: um amigo meu usa, achou muito bom e me recomendou. Eu tambem uso debian e aptitude é muito bom. Com sua experiencia de trocar os Deb's pelos Arch's me senti mais motivado a experimenta-lo. =)

Continue com o ótimo blog!
[]s!

Sérgio Berlotto Jr disse...

Muito bom seu post !
Eu fiquei bastante contente em ver algo relativo a performance citado, pois hj em dia está bastante visada a parte visual neh ! heheheh

Ainda nao instalei o Arch pq minha internet está "doente", mas logo que possivel irei baixar e testar tb o Arch !

Um abraço..
Sérgio
blog.berlotto.com

kalib disse...

@renata,
Fico feliz com isso. É bom saber que meus textos são úteis para algumas pessoas..mesmo que só para ocupar algum tempo ocioso.. hauhauha A otimização do Arch e seus pacotes para i686 é sim muito boa e vale a pena conferir, se é isso que você procura. ;]

@eder,
É isso aí... com essa mudança de cores, facilita a vida de quem usa feed. ;]

@renan,
Obrigado pelas visitas..é bom saber que pessoas que já visitaram retornam aqui. Significa que algo os atrai. ;] Conforme disse antes, minha intenção não é de afirmar que o arch é melhor..mas sim que para mim se saiu melhor..apresento as características de forma que vocês possamos experimentar e tirar as suas próprias conclusões. Para você que gosta do aptitude, seria uma oportunidade interessante comparar o mesmo com o pacman.
[]'s

@animalzinho,
Sim...também compartilho dessa visão...nos últimos 12 meses tenho visto muita corrida em busca de aparência no mundo linux e algumas distros acabaram esquecendo o principal que é a performance. Algumas conseguiram até deixar sua distro com uma aparência digna de dar pena do Windows...mas a performance acabou caindo bastante, digno de se igualar ou tornar pior que o Windows por exemplo... É bom sabermos que muitos ainda visam a estabilidade e performance.
[]'s

Anônimo disse...

gostei muito do texto,

como usuario de distros .deb a um ano e meio acho que nao conseguiria largar muito facil o aptitude, ja tentei outras e nunca fo muito agradavel.

mais confeso que nunca obtive o desempenho que esperava em nenhuma distribuição que ja utilizei.

gostaria de saber se o pacman possui os detalhes do aptitude como o autocomletar de nomes de pacotes com a tecla [TAB], que para mim eh muito util e nunca vi isso em outra distribuição.

Anônimo disse...

Gostei do review! Me animou pra fazer um teste na minha maquina de produção. Parabéns!

Unknown disse...

É, com esse post você me deixou com vontade de dar uma... experimentada rsrsrs. Vou baixar esse tal de Arch Linux para ver qual é. Francamente, tomara que eu não goste, já basta a indecisão que tenho entre OpenSuse e Mandriva. Se entrar mais uma na briga ficarei mais confuso ainda. B. =D

kalib disse...

@luiz,
Obrigado pela visita.
Sim. Existe sim o mecanismo de auto complete para o pacman. E é bem simples de utilizar. Segue link: http://wiki.archlinux.org/index.php/Post_Installation_Tips#Enabling_shellcompletion
Qualquer dúvida me avisa, pois terei prazer em ajudar. ;]

@evandro,
Que bom que gostou. Espero que possa ter resultados tão bons quanto os meus. ;]
abraço

@psico.indie,
HUhauhaa..é isso aí Rafael... Pode testar cara..eu adorei ela..é tudo o que eu buscava...É uma filosofia bem diferente das que você citou...open suse e mandriva... mas é uma excelente distro, para quem busca pelas características da mesma.

abração. ;]

Rodrigo disse...

Já usei ArchLinux....e várias distros linux....e sempre acabo voltando para o bendito Ruindows.

Com essa sua iniciativa estou aqui mais uma vez fazendo backup da minha máquina para cair dessa vez de cabeça no Arch. Uma coisa que vc disse é pura verdade...pessoas estão querendo muita beleza, transparencas...e estão esquecendo da performance...

Vou instalar aqui....e ver como fica o Arck com o KDE 4.1.

João Batista disse...

Marcelo, existe versão em LiveCD desse Arch Linux?

Bom, parabéns pelo excelente artigo, até eu que uso o Kubuntu me senti tentado a testar o Arch Linux!!!

kalib disse...

@rodrigo,
Legal cara...espero que dessa vez você se liberte.. hauhuaha ;]

@joão batista,
Uma versão live cd? O arch não é uma distribuição que vem pronta...quando se instala, precisa-se instalar xorg, ambiente gráfico...etc..portanto ter uma live cd seria contra os princípios da distro. ;]

Anônimo disse...

olha Marcelo eu concordo com o que você diz aqui no post, mas eu não tive 100% de meus programas funcionando no Arch, eu ja testei diversas distros, desde o inicio eu venho utilizando distros baseadas em debian como sistema principal, há cerca de dois anos utilizo debian como principal, desde que uso linux ja fui para diversas distros mas sempre em paralelo, e ate hoje não encontrei nada igual a debian, mas como você mesmo diz arch é uma excelente distro, é rápida e leve. Só não à adotei como padrão por causa de certos programas que eu não consegui fazer rodar.

Anônimo disse...

Excelente Post.

Sou usuário do Arch a um tempo também e estou muito feliz. Eu consegui encontrar um sistema personalizável como o Gentoo, estável como o Slackware e com um gerenciador de pacotes como o Debian.

Abraços

Cesar disse...

Ótimo texto Marcelo, muito bem escrito.

Só estou aqui para corroborar o que você disse, já uso Arch a mais de um ano com o mesmo entusiasmo da "primeira vez" :-)

É claro que as vezes alguns problemas (em relação a pacotes que são migrados) incomodam, mas faz parte do processo de amadurecimento da distribuição.

Abraços!

Anônimo disse...

Olá Marcelo,

Parabéns pelo blog e em especial por este post em relação ao Arch Linux.
Utilizo o Satux Linux 1.5, e uma das coisas que ainda estão em fase de desenvolvimento é a atualização da Distro sem ter que fazer backup de tudo no PC.
Este fato resolvido no Arch Linux me chamou muita a atenção... sem falar na velocidade, e a atualização acompanhada como vc citou, o aMSN e o Firefox 3.*.
Pode ter certeza que me interesei tanto que vou fazer uns testes com esta versão Linux.
Uma pergunta: O Arch Linux tem qual distro como Base? Debian? Red Hat? Slakware?

kalib disse...

@ThunderaRock,
Opa..que bom que gostou amigo. ;]
Sobre a sua dúvida, o Arch Linux não é baseado em nenhuma distribuição tecnicamente falando. Ele apenas é baseado filosoficamente no Crux. ;]
E segue também a filosofia Keep it Simple. ;]

boa sorte

Rodrigo disse...

No caso....o Arch fica melhor com Gnome ou KDE....essa sempre foi a minha dúvida cruel...qual dos dois tem um melhor desempenho ?

kalib disse...

@rodrigo,
Pois eh..isso não vai depender tanto do Arch... O gnome por si só é um pouco mais leve que o kde por possuir menos recursos. Porém isso é muito relativo, já que por exemplo...um kde simples é mais leve do que um gnome todo customizado e enfeitado com gadgets. ;]

Utilize o de sua preferência amigo, tudo bem!?

abraço e boa sorte