quarta-feira, 16 de abril de 2008

Procura-se segurança particular

Pode parecer estranho mas de fato este título já deve ter passado pela cabeça de muitos administradores de redes/infra-estruturas empresariais.

Por incrível que pareça, ainda nos dias de hoje, o administrador de redes é muitas vezes visto pelos demais funcionários da empresa com um certo desprezo. Porquê? Bom, basicamente é pelo fato de ele fazer o que é pago para fazer.

Como um carcará voando sob a presa, o administrador gera medo e raiva nos demais funcionários pelo fato de ter que policiar e capturar atos que vão contra as políticas do local de trabalho. Vida ingrata e ao mesmo tempo honrosa a de quem precisa fazer valer a regra existente.

Este é o principal motivo pelo qual Precisa-se de segurança particular. Por incrível que pareça, já ouvi história de administradores de redes que encontraram seus pneus furados sem "motivo algum" pessoalmente falando.

Diariamente somos torturados por pessoas reclamando que serviço X está lento ou que acesso Y está impossível de se realizar. Porém ao fazer uma breve análise das possíveis causas, constantemente percebemos que os causadores são os mesmos que estão reclamando. E como eles causam isso? Acessando sites de jogos online, pornografia, downloads dentre outros tipos de acessos indevidos que consomem banda de internet ou mesmo recursos do servidor onde muitas vezes seus colegas de trabalho acabam se prejudicando.

Até aí não haveria problema, concordam? Bastaria matar os processos deste indivíduo ou mesmo sua sessão. Porém, o que eles não sabem é que, há uma enorme cobrança da diretoria da empresa para com o lado responsável pela administração de redes e infra estrutura. Os diretores nos cobram cada vez mais uma estabilidade no ambiente de produção e quando acontece um problema desse tipo, eles querem uma respota concreta, que envolve uma causa bem como uma solução do problema apresentado. Para isto temos que acabar por literalmente mostrar o que(quem) está atrapalhando o andamento dos processos da empresa e como o faz.

Sim. Geralmente somos mal vistos na empresa. Deuses, assim alguns nos chamam, como nos tempos da Grécia Antiga. Onipotentes e onipresentes são estes seres aos quais os mortais apenas podem orar tementes aos castigos que lhes podem ser lançados.

abraços pessoal

6 comentários:

Breno disse...

Tá trabalhando muuuito esse garoto!
Mas o blog tá ficando show de bola.

Abração!

Anderson de Sousa Pereira disse...

Perfeita colocação! adorei o post.. afinal, esse é o nosso dia a dia.. assim como você disse "alguns nos consideram deuses". mas pensam que nosso dever é corrigir os erros dos meros mortais.. xD

Paulo Cesar Castelo Branco disse...

Isso nos faz lembra a falta de profissionalismo nas empresas. E do jeito que vai...........! os administradores além do segurança particular precisam também de um bom pit bull para morde esses maus funcionários.

Unknown disse...

Eu sinceramente desisti dessa vida, apesar de adorar a profissão. Mas, viver sobre esse estresse intensivo, ninguém merece.

Anônimo disse...

É vc descreveu bem a situação(embora eu ainda não esteja exercendo esta ótima profissão)....mas todo trabalho tem seus prós e contras...mas todos somos nescessários né...Mas algumas pessoas deveriam se conscientizar de que estamos só fazendo nosso trabalho.. ;D
O Blog está ficando maravilhoso parabéns!!

Jeff disse...

Concordo... ser admin de redes e profissões próximas são no mínimo estressantes... é complicado lidar com as pessoas, rpncipalmente se elas não entende nada do que vocÊ faz e acham q simplesmente se vc apertar um botão tudo fica a mil maravilhas...

parabéns pelo blog.. acompanho seus artigos no vivaolinux e gosto muito...

[]'s
Jeff
(foguinho.peruca)