Saudações pessoal...
Muitos aqui já conheciam o sistema Linux Counter que servia para contabilizar e registrar usuários Linux como forma de documentar e ter controles estatísticos do crescimento da comunidade Linux mundial. Agora chegou a vez do Asterisk.
Recentemente foi disponibilizado o Asterisk Counter. O mesmo consiste não apenas em contabilizar os usuários/profissionais de Asterisk como também estabelecer perfis que podem ser inclusive votados com comentários, como uma mini rede social (profissional) no assunto com referências vindas de outros usuários e assim por diante.
Segue a dica para você que utiliza ou trabalha com esta excelente tecnologia Livre de Voip. Eu sou o usuário de número 1148, e você? ;]
Abraços
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Asterisk Counter - Seja "Contado"
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Escondendo informações em arquivos binários
Saudações galera...
Recentemente um amigo, Michel, me perguntou algo sobre a possibilidade de ocultar informações em arquivos binários, como uma música ou mesmo uma foto. Eu lhe respondi que era possível, e bem simples em termos de conceito, bem como lhe prometi postar esta dica.
No Linux sabemos que tudo é um arquivo. Nada depende exclusivamente de extensão ou tipo. Até mesmo os famosos "diretórios" na verdade não passam de arquivos. O que mostrarei aqui é uma dica rápida e simples de como se aproveitar disto para ocultar de forma simples e rápida alguma informação de texto em um arquivo binário qualquer que o seja. Por mais incrível que possa parecer, não precisaremos de nenhuma mágica ou ferramenta especial para isto. Quem utiliza Linux sabe que o cat ou mesmo o echo são ferramentas padrão em qualquer distribuição. SIM. Precisaremos apenas delas para fazer o "truque". Não acredita? o.O
Vamos lá...
Antes de mais nada selecione o arquivo que será utilizado para "camuflar" nossa informação. Escolha uma imagem qualquer por exemplo ou outro tipo como áudio, vídeo, compactado, etc... Supondo que você escolheu o arquivo foto.jpg, passaremos ao segundo passo.
Supondo que eu queira ocultar a frase "Bem vindo ao Linux" na foto.jpg, o comando seria o seguinte:
$ echo "Bem vindo ao Linux" >> foto.jpg
Simples não é?! Nada de truques ou mágicas. Pode tentar abrir a foto com algum editor de imagens como o Gimp, ou mesmo com um vizualizador de sua preferência. A foto parecerá intacta e normal. Agora tente executá-la com um editor de textes como o cat por exemplo.
$ cat foto.jpg
Você verá um conjunto de caracteres estranhos, dados sobre a foto em si, porém role até o final do arquivo. Depois de todos os caracteres estranhos, você encontrará a informação que ocultou anteriormente, no nosso caso é a frase "Bem Vindo ao Linux".
Simples não é? Lembrando que o mesmo conceito se aplica caso você deseje utilizar ao invés de uma única frase, todo um texto. Crie o texto com um editor de textos qualquer como o vim por exemplo e salve com o nome texto.
Em seguida aplique o comando utilizando desta vez o cat, ao invés do echo:
$ cat texto >> foto.jpg
Volte a repetir os testes já citados anteriormente para ter certeza do sucesso no processo.
Como eu disse..tudo muito simples e sem mistérios.
Respondido Michel? ;]
Abraço pessoal
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Assalto no cinema do Iguatemi/Fortaleza!
Fato ou ficção?!
Não sei até que ponto nossa cidade vai chegar. Não poder mais nem assistir um filme no shopping é um absurdo!
Não gostaria de vincular este tipo de notícia em meu blog, porém é a terceira vez nas últimas duas semanas que recebo emails com relatos das vítimas deste tipo de ataque. E como acho que já está indo longe demais, acho que é válido divulgar isto para que as pessoas fiquem espertas sobre o que anda acontecendo.
Este é o relato da última vítima:
INDIGNAÇÃO!!!
Na tarde de sábado passado, estava passeando, no Shopping Iguatemi, com a minha namorada, quando decidimos pegar um cineminha. Quando entramos na sala, percebemos que havia muitas crianças com seus pais e um grupo de 7 ou 8 rapazes, aparentando uns 18anos, de bonés e óculos escuros, encostados em uma parede do corredor lateral. Fomos sentar em uma fileira de poltronas, no meio da sala; pouco depois, começaram a exibir os trailers. Minutos após começar o filme, um dos rapazes que estava em pé, sentou-se ao lado da minha namorada, sacou um revólver e disse que era para ela ficar quieta, senão ele iria atirar. Muito assustada, ela começou a chorar. Quando eu percebi o que estava acontecendo, já estava se sentando, na poltrona ao meu lado, um outro
rapaz do grupo, anunciando que era um assalto e que ele estava armado.
Eles me levaram para fora do cinema, enquanto outros dois elementos da gangue ficaram com a minha namorada, dentro da sala de projeção. Fui obrigado a sacar todo o dinheiro que foi possível, nos caixas 24hs do shopping, e tive que comprar 6 pares de tênis de quase $500,00, cada um, numa loja de artigos esportivos, usando meu cartão de crédito, até acabar meu limite. Uns 40 minutos depois, voltamos para o cinema e foi a vez de fazerem a mesma coisa com a minha namorada. Pouco antes de acabar o filme, os que estavam comigo me mandaram sair do cinema. Quando saí, me levaram até o estacionamento, onde já estava a minha namorada com os outros da gangue. Fizeram com que eu os levasse até o meu carro, nos colocaram dentro dele e terminaram de roubar as coisas que faltavam, como celulares, relógios, etc. Mandaram que eu dirigisse para fora do shopping, com três bandidos dentro do carro, e seguisse um outro carro, onde estava o restante da gangue. Ficamos dando voltas de carro, até escurecer; depois nos libertaram, em um matagal. Tivemos que andar descalços, em uma estrada de terra, durante muito tempo; acho que por mais de 2 horas, até acharmos um sítio, de onde pude ligar para meu pai e pedir para que ele nos apanhasse. No dia seguinte, acharam meu carro todo batido, sem os equipamentos de som, CD e outros acessórios.
Quando estava na delegacia, prestando queixa, o delegado falou que já ocorreram mais de cinco assaltos como este, no mês passado. O pior é que as câmeras do circuito interno de TV do shopping não estavam funcionando, para tentarmos obter algumas imagens dos assaltantes. De qualquer forma, quando for ao cinema, atenção com as pessoas que sentam ao seu lado, especialmente se o cinema não estiver lotado ou se existirem muitas poltronas vazias por perto; se virem grupos parados,pelos cantos, tomem muito cuidado. Vale a pena levantar e avisar aos funcionários do cinema
que há um grupo suspeito, em pé, esperando as luzes se apagarem, para, talvez, assaltarem os espectadores. Os funcionários têm recursos para avisar a vigilância do Shopping e a Polícia.
Abraços
domingo, 19 de outubro de 2008
Nossos problemas com flash acabaram! Flash 10 no Extra
Hoje, 19/10, foi lançado no repositório Extra do Archlinux o flashplugin 10. Este flash veio com a promessa de resolver o problema de transparência que nós, usuários Linux, tínhamos com muitos sites que utilizavam-se de flash. Quem aqui nunca teve dor de cabeça ao tentar navegar em sites como o da OI por exemplo? o.O Era impossível.
Hoje pela manhã, ao mandar um pacman -Syu para atualizar meu sistema, tive a felicidade de ver que havia a atualização do flash. Já fui logo atualizando. Em seguida corri para o site da OI. Para minha surpresa, FUNCIONOU PERFEITAMENTE!
Uma benção! Parece que os nossos problemas com flash acabaram! Fica o aviso para todos os usuários de Archlinux: Esta atualização já se encontra no nosso repositório Extra. Atualizem o quanto antes.
Grande abraço
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Vivo chega em Fortaleza - Finalmente
Finalmente tenho o prazer de anunciar que a Operadora Vivo chegou a Fortaleza. Finalmente uma operadora decente em nossa cidade.
Ontem, 16 de Outubro, começaram as vendas resultando em mais de 25.000 chips vendidos em um dia. Não perdi a oportunidade e comprei o meu ontem mesmo. O que foi engraçado ver a confiança que os vendedores tinham em afirmar: "Aqui não é negócio apenas de 'Olá'! A vivo chegou para derrubar tudo!" Apesar de ter achado um pouco audacioso demais, não duvido que ela conquiste rapidamente boa parte do mercado local, já que a vivo é portadora de uma estrutura bem melhor que a das concorrentes.
Além das vantagens estruturais, a vivo trouxe um outro grande atrativo em seu lançamento no Ceará com a promoção dos 1000. Com recargas mensais a partir de 6 reais, o cliente ganha:
* 1000 reais para falar com outros vivos. (ligações locais)
* 100 minutos para falar com outros vivos. (DDD)
* 25 sms/15 dias
...
Dentre outras vantagens.
Outra coisa que me surpreendeu foi o site deles bem como os recursos ofertados ao se fazer login com os dados de seu número. Vale a pena conferir.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Resultado: Quais distribuições o BR-Linux deve indicar
Conforme apresentei no post passado, o BR-Linux estava fazendo uma pesquisa para saber quais distribuições deveria indicar. Antes mesmo de ver as respostas, tinha plena certeza de que o Ubuntu estaria com uma grande quantidade de votos, afinal de contas foi e é uma das distribuições que mais divulgou o nome do Linux nos últimos anos por ser mais "amigável" para desktops de usuários que terão o primeiro contato com linux.
Bom, isto de fato se mostrou verdade na pesquisa, porém o que mais me chamou a atenção foi o fato de que o Arch Linux, superando minhas expectativas, se saiu muito bem na pesquisa, deixando grandes distribuições para trás.
Este resultado apenas demonstra o que muitos de nós já estávamos percebendo: O Arch vem ganhando maior força em nosso país. Este resultado não é apenas fruto de publicidade, mas também da qualidade da distribuição em si bem como o trabalho que a comunidade Archlinux-br vem desenvolvendo no quesito de suporte, documentações, traduções dentre outras formas de auxiliar os novos usuários.
Abaixo segue um resultado aproximado da pesquisa feita no BR-Linux, até o dia de hoje:
Ubuntu - 36 votos
Mandriva - 31 votos
Arch Linux - 15 votos
Big Linux - 10 votos
Fedora - 8 votos
Debian - 6 votos
Kurumin NG - 6 votos
Opensuse - 3 votos
Kubuntu - 3 votos
Slackware - 2 votos
Goblinx - 2 votos
Linux From Scratch - 2 votos
Resulinux - 1 votos
Zenwalk - 1 votos
Gnomux - 1 votos
PCLinuxOS - 1 votos
Sabayon - 1 votos
Ultimate Edition - 1 votos
Linux Mint - 1 votos
Abraços
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Que distribuições o BR-Linux deve recomendar?
O BR-Linux está fazendo uma pesquisa para saber que distribuição ele deverá indicar.
Para isso o BR-Linux conta com a sua ajuda para coletar dados e suguestões de boas distribuições para análise e possível recomendação pelo portal.
Os requisitos são:
- Facilidade de instalação e uso
- Atualização freqüente
- Tradução para nosso idioma
- Suporte a hardware
- Comunidade brasileira atuante
- Recursos de suporte on-line e documentação em português
- Disponibilidade de download fácil das imagens ISO de instalação
Portanto, fica o convite: ajude a selecionar, indicando:
a) nome da distribuição
b) URL do site em português (oficial ou da principal comunidade)
c) URL dos recursos de suporte essenciais
Alguém adivinha qual foi minha sugestão? :p
Fonte: http://br-linux.org/2008/ajude-a-escolher-que-distribuicoes-o-br-linux-deve-recomendar/